segunda-feira, 9 de junho de 2008

Gramática: questão de concurso.

Eis uma das questões de concurso mais interessantes que já apareceram no fórum SOLP. Ela trata puramente da análise da correção de trechos extraídos de um edital de licitação. O que mais me atraiu nessa questão foi a sutileza do deslize cometido numa das opções, que representa, obviamente, aquela que deveria ser marcada. Cá está o tópico em que ela apareceu:

Marque o trecho com erro de natureza sintática.

a) Poderão participar da licitação pública regulada por este Edital pessoas físicas ou jurídicas, associadas ou não, domiciliadas ou estabelecidas em qualquer parte do território nacional, exceto os diretores, membros efetivos e suplentes da Comissão de Licitação.

b) Em se tratando de participação em Licitação Pública para aquisição de imóvel unifamiliar, o(a) licitante deverá comprovar, no ato da assinatura da Escritura, que não possui nem possuiu, nos últimos 12 (doze) meses, imóvel de uso residencial no Distrito Federal.

c) À Terracap é reservado o direito de não efetivar a venda, na hipótese do não-cumprimento de quaisquer das providências indicadas neste Edital, sem prejuízo das demais medidas aqui previstas.

d) Fica a Diretoria Colegiada da Terracap autorizada a alterar a data da licitação, revogá-la no todo ou em parte, excluir itens em qualquer fase do procedimento licitatório, em data anterior à homologação do resultado, sem que caiba ao(s) licitante(s) ressarcimento ou indenização de qualquer espécie.

e) O licitante interessado, antes de preencher sua proposta de compra, deverá inspecionar o lote de seu interesse, para inteirar-se das condições e do estado em que se encontram, podendo recorrer à Terracap para obter informações mais detalhadas e precisas.

(Edital nº 04/2004, Licitação Terracap, com adaptações)

Olá, ***. Agradeço-te, antes de tudo, a excelente questão que nos trouxeste. Ela exige de quem a revisa a máxima atenção a fim de que possa notar o pequeno deslize de concordância na opção e. Repara que há a forma verbal se encontram flexionada de modo incorreto, visto que o referente sintático é a palavra lote. O verbo deveria ficar, pois, no singular. Nota também que a palavra se, próxima ao referido verbo, não é parte integrante dele, mas sim uma partícula apassivadora; o verbo não é pronominal, é transitivo direto. A palavra lote seria, então, o sujeito paciente implícito na oração. Ex.: (...) em que o lote é encontrado (em que se encontra). O trecho totalmente corrigido ficaria assim:

"O licitante interessado, antes de preencher sua proposta de compra, deverá inspecionar o lote de seu interesse, para inteirar-se das condições e do estado em que se encontra, podendo recorrer à Terracap para obter informações mais detalhadas e precisas."

Um abraço, ***, e até outros tópicos.

Um comentário:

  1. Infelizmente, todas as mensangens do fórum foram excluídas, segundo o que escreveu o administrador: "Informamos que, em uma operação de manutenção, precisamos excluir todas as mensagens que existiam no banco de dados". Começar de novo...

    ResponderExcluir

A imagem de cabeçalho é montagem de algumas obras do pintor belga Jos de Mey.