quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Citação: Eça define crônica.

O Valor da Crónica de Jornal

“A crónica é como que a conversa íntima, indolente, desleixada, do jornal com os que lêem: conta mil coisas, sem sistema, sem nexo; espalha-se livremente pela natureza, pela vida, pela literatura, pela cidade; fala das festas, dos bailes, dos teatros, das modas, dos enfeites, fala de tudo, baixinho, como se faz ao serão, ao braseiro, ou ainda de verão, no campo, quando o ar está triste. Ela sabe anedotas, segredos, histórias de amores, crimes terríveis; espreita porque não lhe fica mal espreitar.

“Olha para tudo, umas vezes maliciosamente, como faz a lua, outras alegre e robustamente, como faz o sol; a crónica tem uma doidice jovial, tem um estouvamento delicioso: confunde tudo, tristezas e facécias, enterros e actores ambulantes, um poema moderno e o pé da imperatriz da China; ela conta tudo o que pode interessar pelo espírito, pela beleza, pela mocidade; ela não tem opiniões, não sabe o resto do jornal; está aqui, nas suas colunas, cantando, rindo, palrando; não tem a voz grossa da política, nem a voz indolente do poeta, nem a voz doutoral do crítico; tem uma pequena voz serena, leve e clara, com que conta aos seus amigos tudo o que andou ouvindo, perguntando, esmiuçando.”

Eça de Queirós

Texto originalmente publicado em Distrito de Évora, em 6 de janeiro de 1867.

(fonte: citador.pt)

Um comentário:

  1. Caro Gustavo Henrique,

    Estou entrando em contato, pois achei o seu blog interessante e gostaria de fazer uma sugestão para a seção “Ligações externas”, onde você lista alguns dicionários e sites relacionados à línguas.

    Por isso, indico-lhe nosso portal lingüístico bab.la. Oferecemos diversas ferramentas e recursos úteis para pessoas que aprendem e se interessam por outras línguas e entre eles, dicionários em 16 línguas, incluindo os dicionários bilíngües em português-alemão; português-inglês e português- espanhol: http://pt.bab.la/dicionario/.

    Além disso, dispomos centenas de lições de vocabulário, fóruns, testes e outros recursos úteis para o aprendizado de idiomas.

    Assim, caso achar que seus leitores se interessariam pelos recursos do bab.la, apreciaríamos se você adicionasse nossa página ao seu website.

    Qualquer dúvida ou necessidade de mais informações, por favor, não hesite em me contatar.

    Atenciosamente,

    Marina Sales
    marina@bab.la

    ResponderExcluir

A imagem de cabeçalho é montagem de algumas obras do pintor belga Jos de Mey.